Livrarias de rua em Londres

O meu sonho de consumo é que o Brasil todo tenha um boom de livrarias de rua, simpáticas, convidativas, temáticas ou não, com ofertas de livros para todos os gostos e bolsos. E essas livrarias se tornem um ponto de encontro, um local pra se frequentar sozinho ou em grupos, para leituras solitárias ou conjuntas, para também apreciar café, chá ou suco, talvez algo mais forte para leituras que exijam coragem e mente aberta.

Tá bom, pura viagem.

Enquanto isso, que tal um passeio fotográfico pelas livrarias de rua londrinas, enquanto aguardamos e torcemos pela inauguração dessas inumeráveis livrarias pelo Brasil?

A placa não deixa dúvidas: estamos em frente à BookMarks
A BookMarks é editora e livraria. Há 40 anos publica livros e panfletos do interesse de sindicalistas e ativistas. As publicações antigas desta editora também estão à venda na área de livros usados. A nota curiosa é que
os leitores podem ajudar a garantir o futuro do livreiro radical ao abrir uma conta de apoiador. A taxa é de 10 libras mensais, reversíveis em livros!
A Charing Cross Road é, para os ingleses, a avenida Pedroso de Morais para os paulistanos (guardadas as devidas proporções de antiguidade e um tantão de licença poética). Essa rua no centro londrino concentra sebos e livrarias independentes. Na foto, o sebo Quinto & Francis Edwards, ou como eles se autodenominam antiquarium BookSelers, vendendo livros para colecionadores desde 1855.
A rua ficou famosa após o livro
84, Charing Cross Road ser levado às telas com o título Nunca Te Vi, Sempre Te Amei. A narrativa baseia-se na correspondência entre uma escritora nova iorquina e o gerente da livraria Marks & Co, em Londres. A princípio as cartas eram de assunto comercial, com a escritora procurando alguns títulos de seu interesse. O humor dela contrasta com o formalismo e sisudez do gerente da livraria e ótimos trechos literários são transformados em cenas singelas de amor aos livros e à palavra escrita. Anne Bancroft e Anthony Hopkins interpretaram os personagens.
Ainda na Charing Cross Road.
E no local onde ainda hoje está instalada a antiquarian booksellers Jarndyce
Viveu o ilustrador Randolph Caldecott, devidamente registrado na fachada.
Seguindo por outros caminhos,
em diferentes horários,
na rua da feira livre…
E, para finalizar o tour, cruzamos com a Atlantis, uma livraria que “tem tudo para uma bruxa experiente, ou para aqueles que estão descobrindo a magia pela primeira vez”.

Nós, da Bandeirola Literária adoraríamos receber notícias e histórias das livrarias de rua nacionais. Aguardamos o seu tour pessoal pelas livrarias da sua cidade! Para entrar em contato conosco é só visitar a página https://www.bandeirola.com.br ou escrever para [email protected] Também estamos no https://www.facebook.com/editorabandeirola/

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Threads
Clubes de leitura streetart david pintor rua miguel bombarda porto
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários